São Vicente anuncia faixa azul exclusiva para motociclistas; veja em quais ruas
08/10/2025
(Foto: Reprodução) Faixa azul em SP
Edson Lopes Jr./SECOM
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, vai implementar faixas azuis exclusivas para motociclistas em vias da cidade. O projeto tem o objetivo de aumentar a segurança viária e reduzir acidentes envolvendo motos.
Segundo a administração municipal, a primeira etapa terá 4 km de extensão e está prevista para começar na primeira quinzena de novembro. A medida deve beneficiar especialmente motoboys e motoristas de aplicativo, além de oferecer mais proteção para condutores, passageiros e pedestres.
As faixas azuis serão instaladas na orla do Itararé, nos dois sentidos, e na Avenida Marechal Deodoro, entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira. Segundo a prefeitura, novos pontos são avaliados para a ampliação do projeto.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Medida se antecipa a estudo nacional
Segundo a prefeitura, a implantação das faixas azuis antecipa um estudo do Ministério dos Transportes, que pretende expandir as motofaixas em todo o país.
A iniciativa já apresenta resultados positivos na capital paulista, onde foi implantada há três anos. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, houve redução de 47% nas mortes em acidentes com motociclistas, equanto as mortes caíram de 36 em 2023 para 19 em 2024.
Desde a inauguração da primeira faixa na Avenida 23 de Maio, em 2022, São Paulo passou a expandir o projeto. Hoje, a cidade conta com 232,7 km de faixa azul, distribuídos em 46 vias, beneficiando cerca de 500 mil motociclistas.
Governo Federal estuda implementar a faixa azul; entenda:
Governo Federal estuda implementar faixa azul para motos em outras cidades do país
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos