Confeiteira citada pelo ChatGPT como pioneira do ‘morango do amor’ larga multinacional e triplica salário
26/07/2025
(Foto: Reprodução) Tania Cristina Passos Santamaria foi apontada pelo ChatGPT como uma das pioneiras a fazer o 'morango do amor'
Cinthia Mellico/Divulgação e Reprodução
Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, largou o emprego em uma empresa multinacional de comércio exterior para se dedicar à confeitaria após ser apontada pelo ChatGPT [ferramenta de inteligência artificial] como uma das pioneiras do ‘morango do amor’, doce que viralizou nas redes sociais, e ver as vendas da sobremesa dispararem.
Tania Cristina Passos Santamaria, de 39 anos, contou ao g1 que conciliava a rotina de empreendedora com o trabalho em regime CLT, vendendo os doces aos finais de semana. Ela decidiu pedir demissão para investir na confeitaria, após faturar o triplo do salário em apenas 20 dias com as vendas do ‘morango do amor’.
“Simplesmente no meio do meu expediente, o meu celular estava estourado de mensagem. Falei: ‘A hora é agora, eu preciso me dedicar ao meu sonho’. Até então, eu conseguia conciliar os dois”, afirmou Tania.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a confeiteira, a sobremesa inspirada na ‘maçã do amor’ foi um sucesso entre os clientes desde setembro de 2024, quando ela implementou a receita no cardápio da confeitaria que funciona via delivery.
O público, que era restrito, aumentou consideravelmente em julho, quando o doce viralizou na internet e a mulher foi informada de que o nome dela constava no ChatGPT como uma das pioneiras na criação da sobremesa.
“Muitas pessoas começaram a me procurar falando que vieram através do ChatGPT. [...] Eu fui pesquisar e apareceu lá o meu nome, eu tomei um susto”, relembrou Tania.
Apesar disso, a confeiteira não se autointitula como a primeira a fazer o doce, pois não sabe quem criou a receita. "Eu não quero levar créditos em cima de uma coisa que eu não sei se é real. Toda essa repercussão só aconteceu por conta da referência do ChatGPT. Claro que isso me deixa muito feliz, eu sou muito grata porque está mudando a minha vida de uma forma significativamente maravilhosa”.
Tania contou que trabalha com diversos tipos de doces e, inclusive, itens caramelizados. “Eu fazia um bombom de morango, que é igualzinho ao ‘morango do amor’, só que banhado no chocolate. Um dia, pensei: ‘Por que não caramelizar esse morango?’. E deu super certo a ideia, todo mundo adorou”, disse.
Tania Cristina ganhou novos clientes após ser mencionada pelo ChatGPT
Reprodução
Mudança de vida
Os produtos na confeitaria Brigmores eram feitos somente por Tania e pela mãe dela. No entanto, a busca pelo ‘morango do amor’ aumentou tanto a produção diária que ela precisou contratar outras pessoas para ajudar a organizar as encomendas.
“Me emociono muito em falar porque essa profissão que eu exerço hoje é um sonho para mim. Eu trabalhei no comércio exterior durante muito tempo, mas o que me realiza é ver os meus doces prontos, participar de momentos especiais nas vidas das pessoas, como aniversários, casamentos, chá de bebê e de cozinha. Isso é muito gratificante e especial para mim”, afirmou.
Segundo ela, a participação na vida dos clientes por meio dos doces é uma motivação. “Saber que através do meu trabalho, eu consigo adoçar a vida das pessoas, não tem preço. Me traz uma felicidade imensa, é o que me realiza como pessoa e é o que me motiva todos os dias”, disse.
Tania Cristina Passos Santamaria triplicou a renda com 'morango do amor'
Cinthia Mellico/Divulgação
Início na confeitaria
Tania disse que começou a vender doces em 2020, durante a pandemia de Covid-19, após assistir a um vídeo ensinando a fazer uma renda extra durante o isolamento social.
“Minha mãe sempre fez doces dos nossos aniversários quando éramos crianças. Eu sempre fui encantada por isso, pela casa cheirando a festa. Acabei aprendendo com ela. Sempre amei cozinhar, e o meu forte sempre foram os doces”, relembrou.
Atualmente, a produção dos doces é feita na própria casa de Tania e as encomendas são entregues via delivery. Ela, no entanto, pretende alugar um espaço para ampliar a produção.
Veja outras receitas com morango:
Culinária #013: Mãe e filha são confeiteiras e ensinaram a fazer um merengue de morango
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos