Alfândega destrói pela primeira vez máquinas de solda irregulares apreendidas no Porto de Santos
25/08/2025
(Foto: Reprodução) Receita Federal destruiu cerca de 600 kg de máquinas de solda em Praia Grande (SP)
Divulgação
A Alfândega de Santos, unidade da Receita Federal, destruiu 20 máquinas de solda apreendidas no Porto de Santos. Os equipamentos somavam cerca de 600 quilos e, segundo o órgão, esta foi a primeira ação envolvendo esse tipo de carga na região.
A inutilização dos equipamentos ocorreu na manhã desta segunda-feira (25), em Praia Grande (SP), sob responsabilidade da Comissão de Destruição de Mercadorias da Alfândega. A operação foi acompanhada pelo advogado Eduardo Ribeiro Augusto, representante da Associação Brasileira de Soldagem.
As máquinas foram apreendidas por não atenderem às normas técnicas vigentes no momento em que chegaram ao cais santista. De acordo com o advogado, os equipamentos ofereciam riscos à saúde e à segurança dos consumidores, além de comprometerem a concorrência justa no setor.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Entre as irregularidades, foi constatada a ausência de proteção térmica adequada, o que poderia favorecer a ocorrência de incêndios. Além disso, os cabos apresentavam revestimento de PVC, quando o correto seria o uso de polietileno ou outro material que não facilite a propagação de fogo ou fumaça.
Em nota, a Alfândega de Santos afirmou que, por enquanto, não há previsão de novas ações de destruição desse tipo de mercadoria na região.
Receita Federal destruiu cerca de 600 kg de máquinas de solda em Praia Grande (SP)
Divulgação
Outro assunto: apreensão de cocaína
A Receita Federal apreendeu, em junho deste ano, 1.505 quilos de cocaína escondidos em uma carga de papel no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o órgão, essa é a maior apreensão da droga nos últimos quatro anos no porto santista. O entorpecente seria enviado para a Europa.
Apreensão de 1,5 tonelada foi a maior registrada nos últimos anos no Porto de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos